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ENECOS


A ENECOS - Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social - foi criada em 1991. Isso não quer dizer que antes da década de 90 os estudantes não se organizassem, pelo contrário. Em 1972 já havia sido realizado o primeiro ENECOM – Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social a partir de uma articulação provisória. 

Desde então os encontros têm sido garantidos com regularidade, mesmo via diferentes arranjos pensados para por em prática o contato e organização de estudantes de todo o Brasil. Diferentes também foram os nomes escolhidos para simbolizar essa organização, passando por siglas como Enec (1988) e Secune (1990). 

Independente da nomeação ou da forma, as assembléias e encontros vêm sendo caracterizados pelo enfoque deliberativo baseado em plenárias. A idéia de votar posicionamentos e lutar por eles desenhava uma ambiência estudantil que seria mantida até hoje. 

A ENECOS se diferencia das outras executivas de curso por ser a única que promove eleições diretas a nível nacional através de voto individual e secreto baseado em Regimento Eleitoral.

I Curso de Formação Política em Comunicação
Sergipe, outubro de 2009.
A ENECOS, em parceria com os centros acadêmicos filiados, organiza vários encontros ao longo do ano. Logo em janeiro, é realizado o COBRECOS – Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social, com duração de uma semana, quando a Plenária Final aprova um caderno de resoluções para ficar em vigor para o ano corrente através da votação de delegados eleitos. 

O ERECOM – Encontro Regional de Estudantes de Comunicação Social tem previsão para que aconteça ainda no primeiro semestre, sem duração definida, mas com o objetivo de planejar a atuação do movimento estudantil a nível regional. Na seqüência, o maior e mais antigo dos encontros, o ENECOM – Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social - intenta aproximar estudantes de todo o país, pois não conta apenas com um perfil político, mas lúdico, através de oficinas, núcleos de vivência, mostra de vídeo e festas. 

Há ainda o CONECOM – Conselho de Entidades de Base de Comunicação Social, realizado duas vezes por ano junto a um seminário sobre um tema específico, que culmina com a votação em plenária e possui duração média de três dias.  


Como a chapa eleita para a ENECOS conta com a nomeação de coordenadores regionais, são os mesmos que organizarão reuniões junto aos centros acadêmicos, ensejando o estudo, planejamento e ações entre os estudantes durante o ano. Para facilitar a comunicação entre eles, são mantidos desde 2001 os GET – Grupos de Estudo e Trabalho, através de listas de discussão virtuais, nas quais todo interessado pode participar. 

Cobrecos
São Paulo, jan. 2010
A cada ano a eficácia de cada GET é avaliada, podendo ser extintos ou criados novos temas para aprofundamento. Atualmente estão em funcionamento os seguintes GETs: Qualidade de Formação, Combate às Opressões e Democratização da Comunicação – além dos de Políticas de Finanças e Políticas de Comunicação da ENECOS, tidos como obrigatórios para que a organização da Executiva possa ser mantida. 

Foi a partir do GET Democratização da Comunicação que em 2003 fora realizada a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, evento que em 2005 completou sua terceira edição e tem servido de base para somar forças junto a diferentes entidades e movimentos sociais.  

A ENECOS tem interesse em dialogar com diferentes setores da sociedade civil organizada, como demonstrado pela sua reconhecida atuação junto ao FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, fazendo parte, inclusive – de 1994 a 2005 - da sua coordenação. Importante lembrar que a conquista dos canais de utilidade pública das tevês por assinatura (Comunitário, Legislativo, Universitário e Educativo)  foi resultado dessa articulação (Lei n.º 8.977/95). Ainda como fruto de parceria dessa natureza foi encaminhado em 1994 um projeto de lei sobre a regulamentação do estágio em Jornalismo, que não fora aprovado. 

Aliás, desde 1995 que a Executiva passara a organizar o Movimento Nacional pela Qualidade de Ensino em Comunicação Social (mais tarde denominado Movimento Nacional pela Qualidade de Formação) gerando campanhas como “Fiscalize sua Escola” (1996) – quando foram distribuídas quase 20 mil cartilhas, 2 mil cartazes e mais de 20 mil adesivos, “Boicote ao Provão”(1998) – que conseguiu 10,6% de provas em branco no Jornalismo – “Para barrar essa Reforma Universitária” (2005) e “Boicote ao Enade” (2005).  

Mais uma vez a ENECOS não tenta atuar sozinha, mas associa-se a entidades do setor acadêmico, profissional e social como FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), Compós (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação), ABECOM (Associação Brasileira de Escolas de Comunicação), Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação), FITERT (Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e TV), e UCBC (União Cristã Brasileira de Comunicação). 

Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação
Fortaleza,, julho de 2009
Fonte: 
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